clicRBS
Nova busca - outros
Autor: Rádio Gaúcha
22/08/2013 às 09:45

Operação policial apreende adolescentes envolvidos no incêndio de escola em Eldorado do Sul. 22/08/2013

Enviar:Enviar:
Compartilhar:
twitter
Avaliar:starstarstarstarstar
views0comments0
Embed:

A Polícia de Eldorado do Sul realizou nesta manhã a Operação Educare para apreender nove adolescentes envolvidos no incêndio da escola La Hire Guerra, dia 12 deste mês. Após identificar os envolvidos, o delegado Alencar Carraro obteve autorização judicial para cumprir hoje os mandados de apreensão nos bairros Sans Souci e Progresso. Os jovens, sendo uma adolescente, serão encaminhados para a FASE. Todos têm entre 13 e 17 anos de idade e somente um nunca foi aluno da escola. Participaram da ação cerca de 40 policiais acompanhados por oficiais de proteção e conselheiros tutelares.

Adolescentes 

Pelo menos três ainda estudam na La Hire Guerra, que retomou as aulas nesta segunda-feira, e os outros, com exceção de um apenas, já foram alunos. Segundo Carraro, nos depoimentos prestados na delegacia, os jovens confessaram que têm ou tiveram baixo aproveitamento escolar. Alguns são repetentes por três anos.

Atos infracionais

O único adolescente que nunca estudou na escola incendiada já esteve envolvido em uma tentativa de latrocínio, matar para roubar, há poucos dias em Eldorado do Sul. O delegado Carraro destaca que ele tentou assaltar um ônibus e atirou contra as vítimas, já que havia um policial militar no local. Os outros dois jovens arrombaram o bar da escola, outros ainda agrediram professores e alunos. A maioria dos apreendidos hoje tem antecedente disciplinar por evasão escolar, faltas injustificadas e falta de interesse pelas aulas. Sobre a escola, o procedimento de investigação aponta os envolvidos por formação de quadrilha, incêndio qualificado e dano ao patrimônio público qualificado. 

Motivos

“Não tem nenhum aparente, foi vandalismo puro”, diz Carraro.

A investigação apontou que os jovens não cometeram os atos infracionais pensando em represálias ou qualquer outro fato. Haviam ingerido bebida alcoólica e resolveram depredar, bem como incendiar o estabelecimento de ensino. Na autorização dos mandados de apreensão, diz o delegado, a juíza Luciane De Domenico, de Eldorado do Sul, destacou que houve uma leviandade e uma futilidade na ação cometida pelos adolescentes. Para ela, a internação é necessária pela impossibilidade dos jovens de convivência. Eles devem repensar as ações e as consequências das mesmas.

Vídeos Relacionados

Anterior
Próximo
Comentários

Deixe um comentário

(O comentário não pode exceder 500 caracteres)

Buscar:  

Envie seu arquivo