clicRBS
Nova busca - outros
Autor: Rádio Gaúcha
24/10/2013 às 10:34

"Causa dos alagamentos foi uma combinação de fatores", avalia professor da UFRGS. 24/10/2013

Enviar:Enviar:
Compartilhar:
twitter
Avaliar:starstarstarstarstar
views0comments0
Embed:

O professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos Tucci, avaliou hoje que a causa dos alagamentos na região metropolitana foi uma combinação de fatores. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, Tucci disse que a chuva foi muito intensa em uma área de risco.

"Um dos fatores foi a intensidade e duração da chuva. O segundo fator é a ocupação do espaço. Uma área urbana como essa ocupando uma área de inundação, toda essa região tem uma chance maior de inundação. Tem dois tipos: inundação em que o rio sai da calha e você ocupou a área de risco. A outra é a ocupação, você impermeabiliza o solo e faz com que aumente o escoamento. Uma zona urbanizada cria seis vezes mais vazão".

Na avaliação preliminar do professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas, as obras viárias no entorno da BR-116 e os entulhos da demolição de casas próximo à RS-118 tiveram um efeito localizado. Para Carlos Tucci, é preciso investir na prevenção de alagamentos, com obras de controle de inundação e regulação da ocupação de áreas de risco. 

Áudios Relacionados

Anterior
Próximo
Comentários

Deixe um comentário

(O comentário não pode exceder 500 caracteres)

Buscar:  

Envie seu arquivo