clicRBS
Nova busca - outros
Autor: Rádio Gaúcha
09/08/2013 às 10:31

Inflação ficará dentro da meta para 2013, garante Dilma. 09/08/2013

Enviar:Enviar:
Compartilhar:
twitter
Avaliar:starstarstarstarstar
views0comments0
Embed:

A presidente Dilma Rousseff disse hoje que tem certeza de que a inflação ficará dentro da meta do governo para 2013, que é de 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais.

"Não vou te dizer em quanto ela fica, não vou fazer exercício de futurologia. Mas tenho absoluta certeza de que ela estará dentro da meta."

Em entrevista em Porto Alegre, a presidente destacou a queda na inflação dos últimos meses e citou o cálculo da cesta básica como um indicador confiável da economia no país. Dilma lembrou que o último resultado das 18 capitais pesquisadas pelo Dieese revelou redução de 7% em Porto Alegre.

"A inflação no Brasil está sob controle. Tivemos período de dificuldade, mas conseguimos superá-lo."

Desemprego: A presidente Dilma rebateu críticas de que o desemprego cresceu nos últimos meses no Brasil. Segundo ela, foram criados 826.200 novos postos de trabalho no primeiro semestre do ano, o equivalente a todo o primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso. "Sabe quanto que oscilou (a taxa de desemprego) no último mês? Foi 0,1%! Aí eu tenho que agüentar falas nesse teor de que o desemprego aumentou. Olha, 0,1% é margem. Quando cai para 5,8% ou 5,9% é margem. O fato é que o Brasil nunca teve uma taxa de desemprego tão baixa."

Ponte do Guaíba: Dilma Rousseff prometeu o início das obras da segunda ponte do Guaíba para o primeiro semestre do ano que vem. A projeção da presidente é que os trabalhos iniciem em abril, o mais tardar em junho. "Eu tenho o compromisso com a ponte do Guaíba, sei da importância dessa ligação entre Porto Alegre e região ao resto do Estado." A presidente disse que o governo vai licitar a ponte pelo Regime Diferenciado de Contratações Integrado, que vai acelerar as obras. "O ônus será do investidor, que fará o projeto, o que vai acelerar a obra, que é complexa e vai exigir excelente projeto de engenharia. É uma grande obra e isso vai acelerá-la."

Ensino superior gratuito: Dilma destacou ainda a inauguração do Instituto Federal do Rio Grande do Sul em Osório. Disse que quer oportunizar o acesso ao ensino universitário público em todas as regiões do país.

Metrô de Porto Alegre: A presidente ainda garantiu recursos para o metrô de Porto Alegre e afirmou que voltará à capital gaúcha com muita satisfação para anunciar detalhes sobre a obra. No momento, União e município discutem detalhes sobre a composição do projeto, a respeito da porcentagem de verbas federais e de financiamento contraído pelo município.

Áudios Relacionados

Anterior
Próximo
Comentários

Deixe um comentário

(O comentário não pode exceder 500 caracteres)

Buscar:  

Envie seu arquivo